REGULAMENTO
TREKKING
1.
Evento
1.1.
Enduro a pé de regularidade para equipes de 4 a 6 pessoas. 1.2. Saída
e chegada em locais pré determinados pela organização
1.3. Promoção do UNEC (Centro Universitário
de Caratinga - Campus Teófilo Otoni) e Adrenalina Pura
2.
Datas, Horários e Inscrições 2.1.
Dias das Etapas: 03 Julho, 14 de Agosto, 11 de Setembro, 9 de Outubro, 15 de Novembro
e 8 de Dezembro do ano de 2005 OBS.
Reunião para divulgação do Regulamento e instruções
para as largadas será dia 29 de junho de 2005 às 9:00hs manhã
no Campus UNEC/IESFATO na Rua Antonio Onofre 750 Marajoara. 2.2.
Inscrições: 2.2.1 - O formulário das inscrições
serão encontrados no SITE www.proene.com.br e o pagamento será efetuado
na Proene Informática até o dia 28 / 06/ 05 ou até completarem
um limite total de 40 equipes. 2.3.
Ordem de largada: 2.3.1- Conforme a chegada das fichas de inscrições
e classificação da última etapa. 2.4. Será cobrada
uma taxa de inscrição de R$ 20,00 por equipe mais 1kg de alimento
não perecível por integrante desta mesma Equipe por etapa realizada
até o final do Circuito Teofilotonense de Trekking. Os descontos ficam
a critério do organizador. 2.5. Comparecimento das Equipes participantes
às 8hs, largada às 8:30h. 2.6. A largada da primeira equipe será
as 8hs30 ( oito horas e trinta minutos), o da segunda equipe às 8hs32 e
assim sucessivamente, com 2 minutos de intervalo entre as equipes, ou em intervalos
determinados pela organização. 2.7. A equipe que não largar
no horário estipulado pela organização será penalizado
em 100 pontos. 3.
Participação 3.1.
Aberta a participação de 40 equipes. 3.2. As equipes devem possuir
no mínimo 4 e no máximo 6 integrantes sendo obrigatório pelo
menos a participação de um integrante do sexo oposto. 3.3. Idade
mínima é de 15 anos completos. Menores de 18 anos deverão
estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização
assinada pelos pais.
Clique e imprima sua autorização
3.4.
O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição,
sem o qual não será aceita a participação de qualquer
pessoa. 4.
Roteiro
4.1.
Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas,
subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais. 4.2.
Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para
paradas, descanso e lanches. 4.3. Deslocamento: É definido um tempo
para cobrir o trecho, onde as equipes precisam manter a média horária
para um maior sucesso. 5.
Equipamentos Necessários e de Segurança 5.1.
A organização do evento fornecerá os equipamentos que forem
necessários. 5.2. As equipes devem possuir os seguinte equipamentos
obrigatório: Uma lanterna,garrafa com água potável, saco
plástico para lixo, cronômetro, lanche de trilha, canetas, prancheta
pequena e calculadora simples. 5.3. O vestuário poderá ser: Tênis
confortável ou bota, blusa de leve, calça ou Bermuda leve, meias
grossas, Boné, filtro solar etc. Levar roupa e calçado para o
retorno ao final do dia. 6.
Prova 6.1.
Será fornecida uma planilha por equipe no início da prova, com indicações
de deslocamento, velocidade média, observações e símbolo
referência. 6.2. A Planilha constará de 3 colunas: - A primeira:
Contem indicações de distância do percurso a serem transpostos
pelos atletas - A Segunda: Indica as referencias dos sentidos a serem seguidos -
A Terceira: Indica o tempo, observações necessárias para
o percurso. 6.3. As equipes sairão em intervalos determinados pela organização,
obedecendo a ordem de classificação da última etapa. 6.4.
Durante o trajeto os participantes devem usar camisetas ou acessórios dos
organizadores, se for solicitado. 6.5. Planilha do Percurso 6.5.1 Tempo:
Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências. 6.5.2
Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária
em cada trecho. (distância em metros) 6.5.3 Neutralizados: São
pontos em que é dado um tempo determinado para parada. (descanço,
lanches, etc.) 6.5.4 Deslocamentos: É definido um tempo para se caminhar
no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média. 6.5.5
Referências: Indicações de direção a ser seguida,
diretamente ou com auxílio de bússola. 6.5.6 O PC ( posto de
cronometragem ou de controle ) 6.6 Será distribuído uma quantidade
de copos de água durante o percurso em alguns PCs. É obrigatório
as equipes pegarem estes copos d'água e entrega-los no último PC. 7.
Apuração
7.1. A cronometragem será feita com base
num tempo padrão, a hora oficial fornecida pelo diretor de prova. 7.2.
O PC ( posto de cronometragem ou de controle ) estará colocado ao longo
da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas
referências, onde os fiscais anotarão os tempos reais de passagem
das equipes, identificadas pelo integrante que estiver com a identificação,
só este poderá parar para realizar a anotação. 7.3.
A não passagem em um PC determina a perda de todos os pontos daquele PC 7.4.
A equipe perderá os seguinte pontos na passagem dos PCS: 7.4.1. 5 ponto
por 30 segundos de atraso 7.4.2. 10 pontos por 30 segundos adiantados 7.4.3.
50 pontos fixos por equipe se os participantes passarem separados por 30 segundos
entre o primeiro e o último integrante controlado pelo PC. 7.4.4. O
atraso superior a 20 minutos na passagem do PC implicará na perda dos pontos
do PC 7.4.5. O adiantamento de 10 minutos na passagem do PC implicará
na perda dos pontos do PC 7.5. A autoridade do PC: ao avistar um PC a equipe
participante deverá prosseguir normalmente respeitando a fila de passagem
ou seja, não poderá ultrapassar outras equipes no campo de visão
do PC sendo penalizado com a perda de 50 pontos. 7.6. Os PCs funcionarão
até 20 minutos após o tempo ideal de passagem da última equipe. 7.7.
Posto de Controle Móvel são fiscais devidamente identificados que
aplicarão penalizações que constem no regulamento ou na instrução
de prova 7.8 Será vencedora a equipe que perder menos pontos na soma
total dos PCS. 8.
Recursos e Protestos 8.1
Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até
10 minutos após a chegada ideal da última equipe. 8.2 O protesto
de uma equipe à outra será aceito por escrito até 10 minutos
após a chegada ideal da última equipe. 8.3. Os recursos e protestos
serão julgados por membros nomeados pela direção de prova. 9.
Motivos Desclassificatórios
9.1. Bebidas alcoólicas antes
e durante a prova e qualquer tipo de drogas ou estimulantes 9.2. Qualquer ato
prejudicial aos companheiros da competição. 9.3. Danos causados
a propriedades particulares. 9.4. Danos causados a natureza. 9.5. Empregar
atitudes desleais a outros concorrentes. 9.6. Levar na equipe algum acompanhante
que não seja membro inscrito e não tenha sido autorizado pelo diretor
de prova. 9.7. Usar medidor de distância com odômetros.( só
é permitido o uso de pedômetro ) 9.8. Alterar ou falsificar anotações
dos PCS. 11.
Penalidades
Pontos Perdidos 1 - Não passar pelo PC
ou PCS 2 - Tumultuar o Trabalho do Pc 200 Pontos 50 Pontos 3
- Ultrapassar no Pc 4 - Parar com mais de 1 integrante da equipe no PC 50 Pontos
100 Pontos 5
- Não fechar porteiras 6 - Jogar lixo na trilha 50 Pontos 100 Pontos 7
- Falta de um membro da Equipe 8 - Não largar no horário estipulado 100
Pontos 100 Pontos 9
- A cada 30 Segundos de atraso 10 - A cada 30 Segundos adiantados 5 Pontos
10 Pontos 11-
Passarem separados por mais de 30 Segundos no PC 50 Pontos 12
- Copos não Pegos 13 - Copos não entregues 10 Pontos por copo
20 Pontos por copo obs.
PC - Posto de controle, onde são anotados os tempos e as distâncias. Entenda-se
por PC (Posto de Controle de Tempo, Distância) 12.
Vistoria e Identificação dos Competidores. 12.1.
Todas as equipes deverão estar às 8hs00 no local da competição. 12.2.
Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade e fichas
de inscrição. 13.
Empates Será
critério de desempate os minutos e conseqüentemente os segundos de
passagem pelos PCS. Será
critério de desempate no final das Etapas o maior número de Primeiros
Lugares, segundos, terceiros e assim sucessivamente. 14.
Pontuação distribuída Cada
Equipe Sairá com um máximo de 5.000,00 pontos por Etapa, podendo
manter este número caso não obtenha nenhuma penalidade ou diminuindo
a cada penalidade aplicável à equipe durante o decorrer de cada
prova. ------------------------------------
---------------------------------------- Organização Organização Willian
Vinícius Souto Braga e Kepler Wolff Keller |